quinta-feira, 22 de julho de 2010

Especial Futebol Americano – Parte 1

FUTEBOL AMERICANO ? WHAT PORRA IS THAT ?

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos simplesmente como football (ou "futebol", em português), não é jogado com os pés, mas sim com as mãos e é um esporte de equipe e de contato que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática, catilogência e força dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando impedir (ou fazer avançar) uma bola (oval – observação importante) em território inimigo.

A dita cuja

Mas Rafa-El, não é “Foot” Ball ??? Por que esses animais jogam com a mão ? Não deveria ser “Hand” Ball então ???

Nãããooo gafanhoto. Esse esporte tem esse nome porque surgiu de uma variação do Rugby (que por sua vez é uma variação do nosso tão conhecido futebol) (que por sua vez é chamado de "Rôgui" por uma vendedora estúpida de uma loja de esportes que entramos outro dia) . Diz a lenda que numa partida de futebol (normalzinho lá... com os pés), um sujeito resolveu pegar a bola com as mãos e sair correndo pra marcar o gol. (¬¬) Daí os retardados caras se amarraram na idéia e criaram o tal do Rugby. Sóóóóó depois que modificaram algumas regras do Rugby e nasceu o Futebol Americano.

Mas Rafa-El, Rugby não era futebol ! (Ai porra... Tu é chato hein !) O primeiro nome dado ao Rugby foi “Futebol Rugby”. Logo, sua variação também foi considerada como “Futebol” (O Americano).

Veja que em todas as modalidades de futebol, os jogadores correm com a bola nas mãos:

Futebols

COMO FUNCIONA ESSE TAL DE FUTEBOL AMERICANO ?

Um jogo de Futebol Americano é dividido em quatro tempos com um intervalo maior entre o segundo e o terceiro tempos. Cada tempo tem 15 minutos de duração. Se os times terminarem empatados após os quatro tempos, eles jogam uma prorrogação de 15 minutos. Na prorrogação, o primeiro time que marcar, vence.

Embora o jogo possa ser jogado em até uma hora, geralmente ele dura de três a quatro horas (o que vai deixar sua namorada muuuuuito feliz). As equipes podem parar o relógio saindo das linhas do campo, lançando um passe incompleto ou pedindo tempo (são permitidas três solicitações por tempo de jogo). O cronômetro também para durante os dois minutos de advertência observados no final do segundo e quarto tempos (Two-Minute Warning).

COMO É UM CAMPO DE FUTEBOL AMERICANO ?

Um campo de Futebol Americano é assim ó:

football-diagram1

QUAL O OBJETIVO DESSA BAGAÇA ?

Ganhar do outro time ué ! O objetivo é fazer com que a bola atravesse a linha denominada “End Zone” do campo adversário. Isso se chama “Touchdown”. Cada time tem 4 tentativas (downs) para avançar com a bola por 10 jardas. E isso se repete até que o time consiga chegar à perseguida tão almejada End Zone. Se não conseguir atingir 10 jardas dentro dessas 4 tentativas, o time que está atacando perde a posse da bola para atacar e passa a ter que defender. Geralmente, na quarta tentativa, o time chuta a bola para bem longe (na direção da End Zone do adversário) para que ela não fique tão perto de sua própria End Zone. Essa tática se chama “Punt”.

Veja todas as formas de pontuação possíveis num jogo de Futebol Americano:

TabelaPontos

COMO ASSISTIR AOS JOGOS

Se você quiser conferir os jogos desse esporte que é sucesso total e vem crescendo aqui no Brasil, as transmissões são feitas pela ESPN e pela Bandsports. A Band também transmite, mas apenas o compacto da final do campeonato (o Super Bowl).

Também é possível ver todos os jogos através do site My P2P.

No próximo artigo vamos ver como funcionam as jogadas.

Clique aqui e veja todos os artigos já publicados deste especial !

Aguardem.

Fim de papo.

P.S.: Se você tiver dúvidas ou quiser obter alguma informação, entre em contato conosco pelo nosso canal de comunicação !

2 comentários:

Anônimo disse...

Correção ele tem 4 tentativas para avançar 10 jardas, nao 4 tentativas pra fazer o touchdown...

Rafa-El disse...

Opa ! Bem observado ! Foi uma pegadinha pra ver se vocês estavam atentos... hahaha..
Obrigado...
Erro corrigido. ;)

Deixe seu nome para que possamos informar nos créditos ao final do especial. (Se for de sua vontade, é claro.)

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br