quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Especial Futebol americano – Parte 10

!!!-Super Bowl-!!!

Sim. É ele. O Super Bowl. A festa ma-a-a-xima do Futebol lá dos EUA. A expressão do melhor da NFL. O vendedor recordista de cachorros aquecidos em estádios.

O Super Bowl é na verdade o jogo final da NFL. Como já explicado, existem duas conferências (A NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference)). Os chamados PLayOffs são os jogos genocidas do período de Mata-Mata das conferências. Os 2 últimos jogos dos PlayOffs são os das finais de conferência, que é onde sai o campeão de cada conferência. Esses dois campeões de conferência são os que vão jogar o SuperBowl e, quem vencer, será considerado o campeão da temporada da NFL e receberá o troféu “Vince Lombardi”.

Super_Bowl_29_Vince_Lombardi_trophy_at_49ers_Family_Day_2009

Aí você me pergunta “Tudo isso pra explicar que as finais de conferência são as Semi-Finais?”. Sim. São como as Semi-Finais, mas eu expliquei dessa forma pra vocês entenderem o conceito por trás do esquema desse campeonato.

A cada ano o Super Bowl acontece em um estádio diferente sorteado de 3 a 4 anos antes.

Histórico:

Aqui vemos uma tabela com o histórico de todos os campeonatos da NFL:

tabela_SB_1

tabela_SB_2

Para ver a tabela completa clique aqui.

Pois é. Como vemos nessa tabela, os New England Patriots são Tri-Campeões. E quase em “sucessagem”.

História.

O Super Bowl nada mais é que o resultado da fusão de duas ligas de Futebol Americano. A já conhecida NFL (National Football League) e a AFL (American Football League). O campeão de cada liga disputaria o jogo que, inicialmente seria chamado de “The Big One” (que, com o tempo e bom senso mudou para “Super Bowl”). Em 1970 a NFL absorveu a AFL e o que era uma divisão entre ligas virou uma divisão entre conferências “AFL/AFC – NFL/NFC” (e é por isso que eu torrei a paciência de vocês com aquele papo de conferências e finais).

O primeiro campeão do Super Bowl foi o Green Bay Packers. O Segundo Teve o mesmo resultado do primeiro, isso é, Green Bay Packers novamente.

Vídeo:

Aí vai um vídeo sobre um Super Bowl em que um time aleatório ganhou (por pura imparcialidade o time escolhido foi o New England Patriots):

 

Pois é. É de chorar vendo esse vídeo.

Curiosidades:

- O troféu é chamado de “Vince Lombardi” em homenagem ao treinador do time ganhador dos dois primeiros Super Bowls “Vince Thomas Lombardi”. Esse que é considerado por muitos o maior treinador de todos os tempos em uma análise que generaliza todos os esportes.

- Diz a lenda que a idéia do nome “Super Bowl” é um misto entre o “Bowl Game” que são os jogos universitários pós temporada e o nome de um brinquedo chamado “Super Ball” no qual o filho de Lamar Hunt (neste momento presidente da AFL) possuía.

-A temporada da NFL se divide entre dois anos. De agosto até fevereiro do próximo ano. Por isso comumente se referem às temporadas por dois anos (2009-2010 por exemplo). Por isso também as pessoas se referem ao Super Bowl por sua edição, e não pela data (como por exemplo, Super Bowl XLV-45).

Se ainda Tiver dúvidas ou simplesmente quiser nos torrar a paciência, deixe aí sua mensagem.

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br