sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especial Futebol Americano – Parte 11

***Pro Bowl***

O Pro Bowl é o jogo “Super All-Stars dos fodões” da NFL. É um jogo entre dois times (NFC x AFC) que representam as duas conferências da NFL. Cada time é constituído pelas maiores estrelas de cada conferência.

nfl-pro-bowl-logo

É apenas um jogo promocional. Sem muitos fins competitivos (mas sim, muitos fins lucrativos. Afinal, se passa na terra do capitalismo).

O Pro Bowl, no formato no qual ele acontece atualmente, começou em 1971, mas entre 1951 – 1969 o Pro Bowl acontecia em um formato um pouco diferente, sendo um All-Stars Game em um formato levemente diferente, sendo chamado de “NFL Pro Bowl”. O NFL Pro Bowl era somente um jogo entre as estrelas da NFL que, na época, era constituída somente pelos times da conferência nacional. Os times eram separados pelas divisões Leste e Oeste.

Antes disso havia o chamado “NFL All-Stars Game” que rolou entre 1938-1942 e que tinha um formato bem diferente, sendo um jogo entre um time da NFL (na época, constituída pela conferência nacional) e outro time, esse constituído pelas estrelas da conferência.

O Pro Bowl, como conhecemos hoje, começou a acontecer cerca de três anos após a criação do Super Bowl (Jogo final entre os ganhadores das conferências AFC e NFC).

Para ver a lista com o histórico dos campeões do Pro Bowl, desde o seu primeiro formato, acesse esta página do sempre confiável Wikipédia (nesse caso, eu verifiquei e garanto. Está bem confiável).

Aproveitando, gostaria também de esclarecer uma coisa. Nos artigos publicados, falamos muito sobre NFC, AFC e NFL. Mas o futebol americano não se resume exclusivamente a NFL. Existe também o campeonato universitário que é de onde vem os novatos para a NFL.

Além disso, também existiram outras ligas de futebol americano como a própria AFL (Americam Football League) que se transformou na conferência americana da NFL e a USFL que, apesar de ter acusado a NFL de monopólio (até ganhou processo, mas é outra história) como causa de sua decadência, era considerada por muitos, bem mais divertida que a NFL. Inclusive a USFL criou normas e influenciou em muito do formato atual da NFL, como por exemplo, foi a USFL que inventou os “Extra Points” e que começou com os salários milionários pagos aos jogadores.

Além disso, existe o futebol americano espalhado pelo mundo, no qual você já viu na parte 4 deste especial.

Fiquem agora com esse vídeo promocional do Pro Bowl. E no próximo e último artigo veremos o Futebol Americano na essência do Sorvetinho de grama. Isso é: Futebol Americano com toda bobagem congênita possível.

Qualquer dúvida deixe sua mensagem aqui ou comente ali embaixo.

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br