segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Especial Futebol Americano – Parte 6

JOGADORES, CAMISAS E FUNÇÕES

No Futebol Americano não é essa zona que você está acostumado a ver no futebol normal, onde cada jogador por pura baitolagem congênita adquirida escolhe um número da camisa e coisas do gênero (vide certos “jogadores” do time de bambi do São Paulo).

Jogadores de Futebol Americano têm que seguir a regra (que aqui também é clara) e utilizar a numeração de acordo com sua função.

Veja as definições:

POSIÇÕES DE ATAQUE

QUARTERBACK (Lançador)

Números para camisa: de 2 até 19.

Quem é: o Quarterback é o cérebro do time. Dita as táticas durante o huddle (aquela reunião que todos fazem abaixados antes de começar a jogada). Antes do início da jogada, ele também pode gritar os audibles (os códigos utilizados para mudar as jogadas anteriormente combinadas). No começo da jogada, ele será posicionado atrás do Center para receber a bola. Durante a jogada, ele pode entregar a bola a um Running Back, lançar a bola, ou carregar a bola. (Ou furar a bola, se ele quiser... Sei lá.)

Onde está:

QB

RUNNING BACK (Forrest Gump Corredor)

Números para camisa: de 20 até 49.

Quem é: Os Running Backs se posicionam atrás do Quarterback no início de cada jogada. Existem dois tipos principais de corredores, o "Halfback" e o "Fullback". Em formações com só um corredor, este sempre seria um Halfback. O Halfback carrega a bola na maioria das jogadas de correr, e tem que ter uma combinação de velocidade, atletismo, e força. O Fullback não tem que ser tão veloz, mas deve ter bastante força porque é o principal responsável para bloquear para o Halfback poder passar correndo com a bola.

Onde está:

RB

WIDE RECEIVER (Recebedores)

Números para camisa: de 10 até 19 e de 80 até 89.

Quem é: Wide Receivers são jogadores rápidos que se deslocam em rotas curtas ou longas para receber passes vindos do Quarterback.

Onde está:

WR

TIGHT END (Algo como Ponta de Linha – o “Ponta” do futebol)

Números para camisa: de 40 até 49 e de 80 até 89.

Quem é: Jogador da Linha Ofensiva que pode sair para receber passes, ou ficar para proteger e segurar a Linha Defensiva adversária. Tem que ter uma mistura de força e agilidade, sem contar a habilidade necessária para receber os passes.

Onde está:

TE

CENTER (Central) Sério ??? Não brinca…

Números para camisa: de 50 até 79.

Quem é: O jogador no meio será o Center, que começa cada jogada passando a bola por dentro de suas pernas para o Quarterback. O Center é o cérebro da Linha Ofensiva, e antes da jogada tem a responsabilidade de analisar a defesa e fazer ajustes no esquema de bloqueio da Linha Ofensiva, trabalhando em conjunto com o Quarterback.

Onde está:

CE

OFFENSIVE GUARDS LEFT/RIGHT (Algo como “Zagueiros Ofensivos”)

Números para camisa: de 60 até 79.

Quem é: O Offensive Guard faz a proteção do Quarterback. Ele fica entre o Center e os Offensive Tackles. Sua missão é não permitir que os Deffensive Tackles invadam o Pocket (lugar onde o Quarterback fica) e o derrubem ainda com a posse da bola (o que se chama Sack). E se isso acontecer, fica feião para o Quarterback.

Onde está:

OG

OFFENSIVE TACKLES (Também pode ser considerado como “Zagueiro Ofensivo”)

Números para camisa: de 60 até 79.

Quem é: No fim da linha de frente virão os "Tackles". Os Tackles serão considerados, talvez as posições mais importantes da linha ofensiva, por terem a responsabilidade durante jogadas de lançamento de proteger o lado que o Quarterback estiver virado de costas (lado cego afinal o olho de trás é cego mesmo).

Onde está:

OT

POSIÇÕES DE DEFESA

DEFENSIVE END (Algo como “Zagueiros da ponta”)

Números para camisa: de 60 até 79 e de 90 até 99.

Quem é: A Linha Defensiva é tipicamente composta por 3 ou 4 jogadores. Os dois no final da linha são chamados de "Defensive Ends". Todos pressionam a linha de ataque, impedindo corridas e tentando derrubar o Quarterback. Comparados com os Defensive Tackles, os Defensive Ends são tipicamente um pouco menores e mais rápidos.

Onde está:

DE

DEFENSIVE TACKLE (Zagueiros centrais)

Números para camisa: de 60 até 79 e de 90 até 99.

Quem é: Defensive Tackles são os maiores jogadores da defesa. Assim como os Defensive Ends, têm como objetivo pressionar a linha de ataque adversária, impedindo corridas e tentando derrubar o Quarterback.

Onde está:

DT

MIDDLE LINEBACKER (Zagueiro central da segunda linha)

Números para camisa: de 50 até 59 e de 90 até 99.

Quem é: Atrás da primeira linha defensiva, vêm os Line Backers, que defendem igualmente entre lances e corridas. O Linebacker no centro se chama "Middle Linebacker" ou “Inside Linebacker”, e tem maior responsabilidade de derrubar os corredores parando pelo centro do campo (já que a linha ofensiva tem vantagem em número de jogadores sobre a linha defensiva).

Onde está:

MLB

OUTSIDE LINE BACKER (Zagueiro de ponta da segunda linha)

Números para camisa: de 50 até 59 e de 90 até 99.

Quem é: Os Outside Linebackers têm maior responsabilidade de derrubar o Quarterback, e ficam ao lado do Middle Linebacker. Também defendem lançamentos e corridas.

Onde está:

OLB

CORNERBACK (Laterais)

Número para camisas: de 20 até 49.

Quem é: Aos lados, posicionados diretamente à frente dos Wide Receivers, ficam os Cornerbacks, que têm que marcá-los. Precisa-se de muita velocidade e atletismo nesta posição para marcar os jogadores mais rápidos do ataque e, quando possível, interceptar a bola durante um passe ao Wide Receiver e passar ao seu time a oportunidade de atacar. (Esse cara é faz tudo do Futebol Americano)

Onde está:

CB

SAFETIES (Líberos)

Números para camisa: de 20 até 49.

Quem é: No centro e por trás da defesa (pederastias à parte e guardando uma certa distância) ficam os "Safeties" (Strong e Free) que atuam como últimos homens do campo defensivo. Eles têm que ajudar os Cornerbacks na marcação, marcar quaisquer jogadores ofensivos ainda livres, e (principalmente o Strong Safety), ajudar derrubar os Tight Ends e Running Backs que conseguem passar pelas duas linhas de defesa.

Onde está:

SAFETIES

ESPECIALISTA

KICKER / PUNTER (Chutador) (Aquele que joga com o "foot")

Números para camisa: de 1 até 19.

Quem é: As posições mais especializadas no campo são: o "Kicker" (que faz o gol de campo (Field Goal) e pontapé de saída (Kickoff)) e o "Punter" (que faz o chute de devolução, normalmente na quarta descida ou quando o time de ataque sofre um "Safety" (quando o jogador ofensivo com a bola, cai na sua própria End Zone)).

Onde está: (Não está !) Ele entra no jogo só para chutar a bola. Mas vamos colocar a fotinha dele só pra não aguar !

KICKER

Agora sim ! Você já conhece cada posição do Kama Sutra dos jogadores no campo. Te aconselho a ir no You Tube e dar uma olhada em alguns vídeos das posições que vão te garantir mais prazer para você e sua/seu parceira(o) que você mais gostou e que gostaria de jogar.

No próximo artigo vamos ver as formações de ataque no futebol americano.

Clique aqui e veja todos os artigos já publicados deste especial !

Por enquanto é...

Fim de papo.

P.S.: Deixe seu comentário ou mande uma mensagem para equipe do Sorvetinho de Grama. Participe do nosso editorial. Dê sua opinião, sugestão... Dê o que você quiser.

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br