segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Especial Futebol Americano – Parte 8

Formações de Defesa

Formação 3-4:
3-4
É a formação mais padrão dentre todas as formações de defesa. É a formação base pra boa parte dos times. Isso, pois é uma formação que, apesar de não ser excepcional em nenhum quesito, é razoável para qualquer situação. Se tu estiveres indeciso, use-a na fé que dá certo.
Essa formação dá bastante liberdade para estratégias de velocidade.

Nickel-2-4-5:
nickel
A formação Nickel normalmente utiliza 5 Defensive Backs. Essa formação é utilizada normalmente quando o time ofensivo utiliza um Wide Receiver a mais. A formação adiciona um Corner Back para marca-lo. Esse Corner Back a mais é chamado de Nickel Back.

Formação Dime:
dime
É uma versão ainda mais defensiva aos Wide Receivers que a Nickel. Se o time atacante quiser largar 4 Wide Receivers em campo, esse é o momento de utilizar essa formação.
Os dois Corner Backs a mais em campo (dois Nickels) são chamados de Dimebacks.

Formação Quarter:
quarter
Em comparação com as formações anteriores, essa é a mais exagerada. Se o time defensivo enfiar na cabeça que a jogada vai ser, com certeza, um passe longo, essa seria uma escolha padrão. Dessa forma, eles enfiam logo sete ou até oito Defensive Backs para inpedir de qualquer forma um passe longo.

A grande desvantagem dessa formação é que ficam poucos defensores na linha. Isso torna o time defensivo muito vulnerável a jogadas de corrida ou passes curtos.

Goal Line – New Goal Line:
goal
Como na Goal Line ofensiva, a Goal Line defensiva é uma formação para situações na qual o time ofensivo precisa apenas de um curto avanço, como quando eles estão colados na linha de primeiro down ou na End Zone. A intenção é impedir um possível avanço curto do time ofensivo.

Special Team:
especial
Como se pode imaginar é a formação na qual possui estratégias contra o Special Team ofensivo. Suas estratégias vão desde recuperar um Punt ou Kick Off até tentar bloquear um Field Goal.

É claro que essas formações, como as do artigo sobre as formações ofensivas, são apenas alguns exemplos. Existem outras formações utilizadas nos jogos oficiais, principalmente variantes das formações aqui apresentadas. Vocês mesmos, ao jogarem, podem dar uma de engraçadinhos e inventarem uma nova formação caso isso seja necessário para alguma estratégia.

No próximo artigo falaremos sobre as penalidades. Iremos jogar água na cerveja de quem pensa que esse é um esporte ao estilo telecatch.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário na opção aí embaixo ou uma mensagem neste link aqui.

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br