quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Especial Futebol Americano – Parte 9

Estamos chegando ao nosso 9º artigo e nesse iremos falar um tanto sobre as merdas que se faz penalidades no Futebol (preciso dizer que é o americano?).

As penalidades são divididas em dois tipos. As de ataque e as de defesa. As punições, na maior parte das vezes, resultam na perda de jardas ou na perda ou ganho de downs (tentativas para se conseguir avançar 10 jardas). Em alguns casos, quando a falta é da defesa, o ataque pode ser malandro e, usando de sua catilogência, declinar a penalidade para manter as jardas alcançadas na atual tentativa.

Penalidades de Ataque:

Falso Início (-5 Jardas): Quando um Lineman (candango que fica logo atrás da linha de Scrimmage (início)) se move antes do Snap (quando o Center lança a bola pro Quarterback).

Movimento Ilegal (-5 Jardas): Quando mais de um Back (não é a erva, mas sim um jogador de defesa do Quarterback) se move antes do Snap;

Deslocamento Ilegal (-5 Jardas): Quando os jogadores de linha não estão parados antes do Snap.

Formação Ilegal (-5 Jardas): Quando há menos que 7 candangos na linha de Scrimmage.

Atraso no Jogo (-5 Jardas): Quando o time atacante da uma de Rubinho demora demais para começar a jogada e ultrapassa o tempo limite de 40 segundos entre uma jogada e outra.

Recebedor não elegível avançado (-5 Jardas): Quando um lineman da uma de espertinho e avança a zona neutra antes de um passe a frente.

Passe a frente Ilegal (-5 Jardas e perda do down): Quando há um passe a frente após a linha de scrimmage.

Interferência no passe ofensivo (-10 Jardas): Quando um jogador atacante interfere nos movimentos de um defensor que tenta interceptar um passe.

Incentional Grounding (-10 Jardas): Quando um Quarterback da uma de espertinho e lança a bola para um lugar aleatório para evitar levar um sack (quando o Quarterback é derrubado ainda com a bola).

Clipping (-15 Jardas): Quando há um bloqueio ilegal por traz e abaixo da cintura.

Bloqueio Ilegal (-15 Jardas): Geralmente um bloqueio “de partir a espinha” (Sim. Cabuloso. Mas é a melhor forma de se explicar).

Penalidades de Defesa:

Fora de jogo (5 Jardas): Quando um jogador defensivo ultrapassa a linha de scrimmage antes do Snap. O time atacante pode declinar da penalidade e manter as jardas avançadas.

Corrida para o chutador (5 Jardas): Quando um corredor corre para o punter/kicker durante um punt/kick-off.

Interferência: Quando um jogador defensivo interfere fisicamente que o Wide Reciver receba o passe. No Futebol Americano universitário (dentre outros) a penalidade é de um primeiro down automático e ganho de 15 jardas. Na NFL a penalidade é o ganho do primeiro down e, pra lascar e destiorar completamente o time defensivo, o jogo começa no local da interferência.

Formação de pilha (15 jardas): Preciso mesmo explicar essa?

Agressão ao Chutador (15 Jardas): Quando o Punter/Kicker é atacado após ter chutado a bola.

Agressão ao Quarterback (15 Jardas): Quando o Quarterback é atacado após ter feito o passe.

Penalidades Generalizadas:

Demasiados jogadores em campo (5/-5 jardas): Meio óbvio.

Agarrar a máscara facial (5/-5 ou 15/-15 Jardas): Quando não intencional a penalidade é equivalente a 5 Jardas. Quando é intencional é equivalente a 15. Tocar na máscara não é penalidade (pois Futebol americano é jogo de macho).

PS: É bom lembrar que, diferente do futebol, no futebol americano o técnico pode desafiar uma penalidade apontada para seu time. Nesse caso o Juiz mete a cara num aparelho que fecha a visão dele para o resto do ambiente e ele só vê uma telinha com o replay da jogada com as melhores câmeras para rever a situação. Isso significa que ele pode voltar atrás de sua decisão.

Uma curiosidade: O jogo com o segundo recorde de faltas foi o jogo Baltmore Ravens X Green-Bay Packers, poucos jogos antes dos playoffs da temporada 2009/2010 com 310 Jardas somadas de faltas. O jogo recordista foi o Tampa Bay bucaneers X Seattle Seahawks em 17 de Outubro de 1976.

Pra descontrair, fique com esse vídeo aí:

Se ainda tiver alguma dúvida, deixe uma mensagem aqui para nós que responderemos com toda falsa disposição e vontade. Se quiserem, também podem mandar mensagens com a primeira bobagem que vier nessa sua mente fertilizada.

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br