quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Especial Futebol Americano – Parte 7

Formações de Ataque:

I Formation:

if

Como vocês podem ver na imagem, essa formação é chamada de “Formação I”, pois os jogadores se distribuem atrás da linha de scrimmage de uma maneira que formam o que parece um “I” (apesar de eu achar que parece mais um “T”. Mas vai entender esses americanos).

Essa é uma das formações de ataque mais usadas. Apesar de dar oportunidade para qualquer tipo de jogada (passes curtos para Running Back ou Tight End, passe longo para Wide Receiver ou passe direto para Running Back), essa é uma das formações que mais favorecem as jogadas de corrida.

Ha duas variantes mais comuns dessa formação. A “Strong I” e a “Weak I”. No “Strong I “ a jogada será realizada pelo lado mais forte do Quarterback (que se define observando se ele é destro ou canhoto). Para que uma jogada seja feita utilizando o “Weak I”, o Quarterback irá se virar para o lado onde ele estava de costas (lado mais vulnerável / fraco), o que é mais arriscado, mas pode surpreender a defesa.

Formação Shotgun:

shotgunn

Essa formação é mais comum para jogadas de passe longo. Nada impede que a formação gere uma estratégia de corrida, mas não é o mais comum.

Normalmente o Quarterback fica afastado do Center (cerca de umas 7 jardas) para receber um passe longo do Center e ter tempo de se preparar para o lançamento.

Normalmente nessa formação o Quarterback fica sozinho ou com pouca companhia atrás da primeira linha de defesa.

Não é o mais comum, mas pode acontecer de uma estratégia na formação Shotgun consistir em uma defesa fraca para aumentar o número de Wide Recivers em até 5.

Formação Goal Line:

goalline

Essa é uma formação a se usar no momento de desespero. Normalmente ela é usada quando o time ofensivo está colado na linha de primeiro down ou na “End Zone” e precisa ultrapassar essas linhas em uma jogada.

Essa jogada não tem objetivos de alcançar grandes distâncias, mas sim de conquistar curtas, mas valiosas, distâncias.

Singleback

sigleback

Essa é uma formação que conta somente com um Running Back (sem o apoio de um Full Back). Dessa os jogadores de defesa posicionados na linha ofensiva conseguem bloquear melhor os jogadores da primeira linha da defesa adversária. Dessa forma fica mais fácil alcançar a linha de primeiro down (apesar de não dar suporte para um avanço maior).

O número de Wide Recivers e de Tighd Ends varia muito nessa formação.

Special Teams:

special

Nada mais é do que a formação que leva a entender um punt (chute que zone a bola lá pra frente) ou uma tentativa de field goal. Eu digo “leva a entender”, pois pode ser só uma tentativa fake sendo que os jogadores querem mesmo é avançar com a bola. Apesar da formação não ser a melhor para um avanço, isso pode surpreender o adversário que vai ficar muito puto por você dar uma de engraçadinho.

No próximo artigo vamos ver as formações de defesa no futebol americano.

Clique aqui e veja todos os artigos já publicados deste especial !

Se ainda tiver dúvidas, críticas ou só quiser falar bobagens, deixe seu recado após o bip que assim que possível entraremos em contato.

2 comentários:

Captain_Crunch disse...

goal line e i formation sao iguais?

Bruno Cabral disse...

Bom Capitain_Crunch. Elas são formações parecidas porque no geral dão um favorecimento para as estratégias de corrida. Mas a goal line possui estratégias mais direcionadas ao avanço curto. por isso eles ficam ainda mais fechados ali no centro da formação.

 
Sorvetinho de Grama © 2010 Template feito por Templates para Você
BlogBlogs.Com.Br