Estamos chegando ao nosso 9º artigo e nesse iremos falar um tanto sobre as merdas que se faz penalidades no Futebol (preciso dizer que é o americano?).
As penalidades são divididas em dois tipos. As de ataque e as de defesa. As punições, na maior parte das vezes, resultam na perda de jardas ou na perda ou ganho de downs (tentativas para se conseguir avançar 10 jardas). Em alguns casos, quando a falta é da defesa, o ataque pode ser malandro e, usando de sua catilogência, declinar a penalidade para manter as jardas alcançadas na atual tentativa.
Penalidades de Ataque:
Falso Início (-5 Jardas): Quando um Lineman (candango que fica logo atrás da linha de Scrimmage (início)) se move antes do Snap (quando o Center lança a bola pro Quarterback).
Movimento Ilegal (-5 Jardas): Quando mais de um Back (não é a erva, mas sim um jogador de defesa do Quarterback) se move antes do Snap;
Deslocamento Ilegal (-5 Jardas): Quando os jogadores de linha não estão parados antes do Snap.
Formação Ilegal (-5 Jardas): Quando há menos que 7 candangos na linha de Scrimmage.
Atraso no Jogo (-5 Jardas): Quando o time atacante da uma de Rubinho demora demais para começar a jogada e ultrapassa o tempo limite de 40 segundos entre uma jogada e outra.
Recebedor não elegível avançado (-5 Jardas): Quando um lineman da uma de espertinho e avança a zona neutra antes de um passe a frente.
Passe a frente Ilegal (-5 Jardas e perda do down): Quando há um passe a frente após a linha de scrimmage.
Interferência no passe ofensivo (-10 Jardas): Quando um jogador atacante interfere nos movimentos de um defensor que tenta interceptar um passe.
Incentional Grounding (-10 Jardas): Quando um Quarterback da uma de espertinho e lança a bola para um lugar aleatório para evitar levar um sack (quando o Quarterback é derrubado ainda com a bola).
Clipping (-15 Jardas): Quando há um bloqueio ilegal por traz e abaixo da cintura.
Bloqueio Ilegal (-15 Jardas): Geralmente um bloqueio “de partir a espinha” (Sim. Cabuloso. Mas é a melhor forma de se explicar).
Penalidades de Defesa:
Fora de jogo (5 Jardas): Quando um jogador defensivo ultrapassa a linha de scrimmage antes do Snap. O time atacante pode declinar da penalidade e manter as jardas avançadas.
Corrida para o chutador (5 Jardas): Quando um corredor corre para o punter/kicker durante um punt/kick-off.
Interferência: Quando um jogador defensivo interfere fisicamente que o Wide Reciver receba o passe. No Futebol Americano universitário (dentre outros) a penalidade é de um primeiro down automático e ganho de 15 jardas. Na NFL a penalidade é o ganho do primeiro down e, pra lascar e destiorar completamente o time defensivo, o jogo começa no local da interferência.
Formação de pilha (15 jardas): Preciso mesmo explicar essa?
Agressão ao Chutador (15 Jardas): Quando o Punter/Kicker é atacado após ter chutado a bola.
Agressão ao Quarterback (15 Jardas): Quando o Quarterback é atacado após ter feito o passe.
Penalidades Generalizadas:
Demasiados jogadores em campo (5/-5 jardas): Meio óbvio.
Agarrar a máscara facial (5/-5 ou 15/-15 Jardas): Quando não intencional a penalidade é equivalente a 5 Jardas. Quando é intencional é equivalente a 15. Tocar na máscara não é penalidade (pois Futebol americano é jogo de macho).
PS: É bom lembrar que, diferente do futebol, no futebol americano o técnico pode desafiar uma penalidade apontada para seu time. Nesse caso o Juiz mete a cara num aparelho que fecha a visão dele para o resto do ambiente e ele só vê uma telinha com o replay da jogada com as melhores câmeras para rever a situação. Isso significa que ele pode voltar atrás de sua decisão.
Uma curiosidade: O jogo com o segundo recorde de faltas foi o jogo Baltmore Ravens X Green-Bay Packers, poucos jogos antes dos playoffs da temporada 2009/2010 com 310 Jardas somadas de faltas. O jogo recordista foi o Tampa Bay bucaneers X Seattle Seahawks em 17 de Outubro de 1976.
Pra descontrair, fique com esse vídeo aí:
Se ainda tiver alguma dúvida, deixe uma mensagem aqui para nós que responderemos com toda falsa disposição e vontade. Se quiserem, também podem mandar mensagens com a primeira bobagem que vier nessa sua mente fertilizada.